quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Milhões em um

Autoridades com estudantes e artistas no palco do Teatro Castro Alves. Uma cadeira com flores, simbólica. Uma outra dimensão. Entre palhaços, cantos festivos e homenagem à Honestino, a voz de Aldo Arantes conclama a razão: “O Estado deve regular o mercado” e não o contrário. Nos lembra que aqueles que há 20 anos taxavam a queda do muro de Berlim como o fim de um sonho, estes soberbos que entregaram a batuta do mundo ao dinheiro, hoje estarrecidos, tentam segurar os flácidos tijolos do muro de Wall Street. E nos alerta para a importância da união quando no horizonte raia a possibilidade de um mundo mais justo e humano.

A água de cheiro já passou pelas escadarias do Bonfim, mas há muito por lavar. Ainda temos tempo... Saímos batendo palmas e seguimos com o trio elétrico. O Campo Grande se torna pequeno diante da multidão de jovens. Pela Avenida 7 de setembro vamos contagiando a cidade de alegria. Curiosos tentam entender observando pela janela. Outros se incorporam.

Agora somos 2, 5, 10 mil. Incontáveis pisando em infinitos paralelepípedos irregulares, colocados um a um por negras mãos. Estes sim, tijolos de pedra, sólidos, que aqui resistirão sempre, lembrando como foi árduo nosso passado. Lembrando como a vida é muito melhor quando o homem pode simplesmente cantar e ser feliz.


Pego uma ladeira que desce para o som, quase esbarro num vira-lata que sobe na contra-mão. Mas ele sabe desviar. Cachorros que não ladram, apenas vagam ou se aquietam sem sossego. Um carro de bebidas enfeitado tocando Legião em ritmo de axé. Nem brasiliense estranha no meio de tamanha mistura. Entre subidas e descidas dos foliões, vários seres dormindo. Carne seca, osso duro, pele incrustada no chão áspero. Enquanto policiais formam paredes, estudantes passam sorridentes. É a festividade, fora do carnaval. Um outro tempo.

Tento catar palavras com meu gravador, quando surge um raio laser na minha cara. – “Ô cara! Tu que fala!” É uma negra quem diz. Linda ela me mira, e sorri... Um moleque prateado, feito estátua, parado. Um caixote para as moedas, entre latas, um isopor. Quantas cervejas bebi nesta noite?

Atrás do bloco segue um ser que cata dor. Saco plástico na mão. Esperança no pé. É a vida de vira-lata. Para alguns lixo, para outros dinheiro. Mas para todos, tanto e muito que nos aproxima e nos torna iguais. Um tempero de sentimentos tropicais. Que sejamos milhões. Mas, sobretudo, um povo em movimento, um planeta em transformação.

Núcleo de Comunicação CUCA da UNE

Um comentário:

Augusto Bortolini disse...

Ótimo relato, salvas! Revivi a tenuidade exposta em cada traço daquelas vielas soterapolitanas.