sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

10 ANOS DE BIENAL DA UNE

Em 2009 comemora-se do início da chamada retomada cultural da UNE. Desde a primeira edição da Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE – em 1999 na cidade de Salvador, também sede da sexta edição do evento dez anos depois – muita coisa aconteceu. O CUCA da UNE foi criado e tornou-se uma rede de ações culturais localizadas em diversos estados, ao mesmo tempo Circuito e Centro Universitário de Cultura e Arte. Entrou para a rede dos Pontos de Cultura, com dez projetos espalhados pelo país. Tornou-se Pontão de Cultura intencionando modificar as estruturas da universidade ao inverter sua lógica
e colocar os saberes populares no centro da sua produção. Três caravanas percorreram o país e a galera da cultura esteve nelas, agitando e se agitando nelas. Produziu cine jornais, resgatou a memória da UNE com eventos e produtos culturais... Isso pra fazer um relato bem superficial. Dez anos, definitivamente, não cabem em dez linhas.
Pra relembrar esses dez anos de retomada cultural e principalmente pensá-la nos movimentos mais gerais que a cultura brasileira tem produzido, foi feita esta série UNE e Cultura: dez anos de retomada.
Ao longo da semana em que se realiza a 6ª Bienal de Arte Ciência e Cultura, marco dos dez anos da retoma cultural, serão publicadas as entrevistas com figuras muito importantes para este movimento.
A primeira será com Tiago Alves. O primeiro coordenador do Instituto CUCA da UNE, que aprendeu com os griôs, como Tininha, Parras e Ernesto, que inventaram essa onda toda que já duram dez anos. Confira!

Nenhum comentário: